quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Como Começar Minha Lista De Casamento




Para começar a montar a lista, primeiro decidam quem vai pagar pela festa. Isso mesmo, quem paga tem direito de convidar pelo menos 25% dos convidados. 

Se forem os pais que estiverem bancando tudo (do noivo ou da noiva) tenha em mente que o casamento não será só seu, mas dos pais também, e você precisa ter bastante serenidade e paciência para aceitar as ideias e vontades deles. Quem paga pela festa tem direito de opinar e convidar. E você tem que aceitar isso.  Você não vai querer começar a vida em comum sendo a bruxinha da relação não é mesmo!

Então, se os pais estiverem pagando, a etiqueta diz que se divide a lista em 25% para os pais da noiva, 25% para os pais do noivo e 50% para os noivos. Mas, sinceramente, eu deixaria 30% para cada um dos pais se eles estivessem pagando. Pagar pela festa de casamento dos filhos hoje em dia não é mais uma obrigação, e sim um presente! E um presente precisa ser retribuído. 

Caso vocês estejam fazendo a festa, ainda assim você deve estabelecer um número de convidados para os pais (pelo menos 10% para cada). 

E se apenas um dos pais estiver pagando, também estabeleça um número de convidados para os pais que não estiverem contribuindo, ainda que seja um número bem restrito. É falta de educação não permitir aos pais escolher alguns poucos convidados (a não ser que sua relação com seus pais seja realmente ruim). 
Com tudo isso em mente, estabeleça o número de convidados que você e o noivo poderão escolher. Comece então a colocar os nomes dos convidados em listas diferentes (uma para você e outra para o noivo). 

Vá colocando todos os nomes que você pensar. Depois, aos poucos, você vai escolher com calma quais nomes excluir para chegar ao seu número estabelecido. 

Reveja a lista várias vezes para não esquecer ninguém. 

Quando a lista estiver pronta, é hora de começar a excluir os convidados excedentes. 

Um bom critério de escolha é seguir estes dois critérios: você já visitou a casa desta pessoa? Você falou com esta pessoa nos últimos 12 meses? Esta última pergunta não se aplica aos melhores amigos de infância. 

Limite também as obrigações profissionais. Este é um evento íntimo e familiar. Escolha mais amigos do que pessoas escolhidas só por obrigação. 

Mas não esqueça de que vários convidados vão faltar, e você pode convidar um número maior de pessoas do que realmente sua festa comporta. 

Costuma-se dizer que a quebra é de 10%. Mas na minha experiência se você fizer uma lista honesta à quebra é de 20%. 

Quando falo em uma lista honesta, refiro-me a incluir todas as pessoas que podem efetivamente vir com os convidados. Por exemplo, você coloca na lista seu tio e tia, mas não inclui os filhos, e eles aparecem com os filhos e as namoradas. Então, quando você fizer a lista precisa considerar que os filhos e namorados devem também ser incluídos na lista. 

Fazendo a lista bem completa, você pode ter certeza de que a quebra será bem maior do que 10%. Se vocês forem fazer uma festa para 100 convidados, podem convidar 120 sem medo. 

Por fim lembre-se que quanto menor for a festa, mais você vai se divertir, e mais vai poder dar atenção aos convidados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário