segunda-feira, 27 de maio de 2013

Depressão pós casamento

  DEPRESSÃO PÓS CASAMENTO! 
 

Organizar um casamento parece uma atividade fácil, tranquila, que todos nós iremos tirar de letra, afinal, você já sabe tudo o que quer! Certo? Errado! O planejamento é interminável, são tantos detalhes, ajustes, que quando nos damos conta, estamos comprometendo muito do nosso tempo nessa organização.


Sem reparar, sua vida gira em torno da festa. Toda folga que tem no seu trabalho, você vai procurar itens para a celebração e no fim do dia é o seu primeiro assunto com o seu noivo. A sua assessora não para de enviar fornecedores, temas, ideias. Os seus amigos e familiares só conversam sobre festas de casamento. Seus finais de semana são tomados para grandes decisões e visitas a fornecedores. Enfim, por cerca de 1 ano, você dorme e acorda sonhando com o seu grande dia.

Mas e quando tudo isso acaba? Quando você acorda e percebe que precisa voltar a trabalhar, cuidar da casa, das contas, do marido. Quando percebe que toda aquela dedicação, ansiedade e comprometimento acabaram. O que fazer?
Muitas noivas se sentem aliviadas por não precisar mais ficar louca com tantas obrigações, já outras ficam tristes, é como se não existisse mais um foco, um objetivo de vida. Elas precisam suprir a falta que aquela correria faz com outras atividades.
  O psicanalista Paulo Giraldes para entender mais sobre a “Depressão pós-festa de Casamento”. Paulo comenta que o stress dos preparativos só aflora uma depressão que já existia, por isso não são todas as noivas que sofrem dessa síndrome.




“Infelizmente a procura pela ajuda profissional de um psicanalista normalmente acontece depois que o problema já se instalou e se agravou, quando o ideal seria ocorrer durante todo o processo, antes da festa de casamento. Durante o planejamento vários sinais são dados, como nervosismo excessivo, perda de sono, irritabilidade, entre outros, mas são ignorados pela maioria das noivas, achando que tudo vai mudar após a festa”.

  1. Case com a pessoa que você escolheu para viver ao seu lado o resto de sua vida. Não dê ouvido às pressões familiares, que são muito comuns em casamentos que não dão certo;
  2. Divida com seu noivo as responsabilidades, evitando assim uma sobrecarga só da noiva;
  3. Aprenda a respeitar os seus limites e saiba pedir ajuda das pessoas mais próximas, como mãe, tia, amiga;
  4. Tenha foco na razão da festa, que é o casamento. Muitas noivas se envolvem tanto com os preparativos da festa que acabam se esquecendo que ela só está ocorrendo por conta de algo muito mais importante em suas vidas, que é a vida a dois;
  5. Faça terapia. Por meio dela você poderá resolver os seus conflitos, verbalizar suas dúvidas e receber ajuda profissional, para que a ansiedade não tome conta de você, para que recarregue suas energias semanalmente e se prepare para o convívio a dois
Esperamos que este post ajude as noivinhas mais ansiosas, desejamos que todo o casamento seja um momento de muita felicidade e quando o grande dia passar, que fiquem apenas as boas lembranças e um casamento duradouro!
                                                    

QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA O CASAMENTO?

                           QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS PARA O CASAMENTO?


O sonho está prestes a se tornar realidade: você e seu namorado decidem se casar. 
A notícia começa a se espalhar, todos ficam ansiosos, é a hora de iniciar os
 preparativos do casamento.

“Que salão vou escolher? Igreja ou cerimônia no local da festa? Buffet? Ai, preciso conversar com minha amiga e ver qual foi o do casamento dela! Vestido! Como vai ser meu vestido? Vou comprar revistas! Vou ver na internet todas as novidades de casamento…ahhhh quanta coisa”


São esses os primeiros pensamentos, as primeiras preocupações de uma noiva. Mas o que poucas noivas sabem é que, antes de chegarmos nas reflexões acima, você precisa responder precisamente outras perguntinhas.
Primeiro de tudo: lista de convidados. Feche a lista, defina quantas pessoas serão convidadas para o seu casamento. Isso determinará tudo: qual salão comporta a sua festa, qual buffet é mais adequado financeiramente ao seu número de convidados, o estilo da decoração. Enfim, define o quanto você quer e pode gastar.
Às vezes, fechamos o valor que queremos investir e não relacionamos com o número de convidados. Você pode achar que tem uma verba alta, mas possui muitos convidados, o que irá diminuir o padrão da festa dos seus sonhos, ou, no meio do caminho, vai descobrir que precisa de muito mais dinheiro para ter tudo. E o contrário também pode acontecer.
Com os convidados e o orçamento fechados, comece a se preocupar com todos os serviços e fornecedores. Você terá um planejamento consistente, sem sustos, preocupações e o principal, sem frustrações.

E na hora de iniciar, procure fornecedores que auxiliam de verdade, dando suporte para a sua data especial. Fuja de pessoas que demonstram que o seu casamento é só mais um. Há diversos serviços e prestadores que indicam, oferecem itens que você não imagina e que podem otimizar o seu tempo.

Priorize a sua tranqüilidade: planeje, busque auxílio de profissionais e serviços qualificados, e aproveite com alegria e satisfação cada momento da sua organização!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

DICAS SOBRE COMO NÃO TER MEDO DE CASAR:


  COM NÃO TER  MEDO DE CASAR:
1ª Dica: Esqueça os exemplos negativos de relacionamentos que você já viu ou viveu e crie você mesmo um exemplo de como ser feliz. Permita-se ser cuidado por uma pessoa, sem sentir medo e sem precisar desistir de ser quem você realmente é.
2º dica: Se você já tem uma certa idade, não fique se privando de aceitar o(a) namorado(a) de caráter como esposo(a). Se você vive se enxergando como uma pessoa imatura, e não muda a sua postura, isso sempre será um empecilho para a relação dar certo.
3º dica: Um dos sinais de um futuro casamento bem-sucedido é quando existe uma decisão comum do casal em viver seus propósitos, a fim de alcançar seus objetivos. Pense nisso.
4ª dica: Se você vive dizendo que não pode casar, pois falta dinheiro para “a festa dos sonhos” e para os outros detalhes e não começa a se sacrificar, juntar um valor mensal, que não será gasto em hipótese alguma, vai viver usando a falta de dinheiro como desculpa. Além disso, o glamour do dia do casamento não garante um casamento duradouro, a maioria dos casamentos mais caros do mundo durou pouco tempo. 
5ª dica: Filtre a quem você tem dado ouvidos, pois existem pessoas que, sem percebermos, costumam nos deixar com mais medo ainda. Procure a orientação de pessoas que têm um casamento bem-sucedido, mais maduras e experientes.